quinta-feira, 16 de outubro de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Artigo por João Ribeiro Neto


Cibercultura


                                     Cibercultura                               


Vivemos hoje a maior revolução do conhecimento de todos os tempos, o que podemos chamar de era do conhecimento digital e, em meio a esse turbilhão de informação e comunicação oferecido atualmente pelos recursos digitais nos deparamos com grandes desafios para a educação.


Segundo Juan Ignacio Pozo (2002), nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como atualmente. Apreender para a sociedade atual é uma necessidade constante e urgente, pois as informações se tornam obsoletas a cada minuto e, isso vem requerer do educador de nossos dias uma constante formação para poder acompanhar a evolução das tecnologias na educação.


O professor de hoje precisa está formado e consciente do seu papel dentro desses novos recursos que estão disponíveis. Um bom exemplo disso é a mudança de paradigma no que se refere a espaço educacional, pois a escola não é mais detentora desse título, “esse espaço” se faz em qualquer lugar de interatividade com o conhecimento que é a característica marcante da cibercultura, termo que segundo Pierre Levi (1999) significa o conjunto de técnicas, de materiais, de atitudes, de modos de pensamento, de valores, que vão se constituindo e crescendo exponencialmente junto com o desenvolvimento do ciberespaço, locais que segundo a Wikipédia "é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual".


Os ciberespaços ampliam as possibilidades de construção do conhecimento ao disponibilizar ambientes e sistemas de produção colaborativa e interativa, o que viabiliza de forma mais rápida a troca e o acesso a conteúdos em formatos diversos como compartilhamento de arquivos (músicas, filmes, fotos), fóruns de discussão, comunidades virtuais, entre outros.


Apropriado da cultura digital, o professor poderá transformar sua prática pedagógica, pois além de poder está em constante formação pessoal, o mesmo também pode incorporar as novas formas de ser e agir da juventude pós-moderna, a chamada geração de “nativos digitais”, pessoas que já nasceram na “era digital” e que já trazem aflorado em si essa cultura e muitas vezes encontram na escola professores totalmente alheios ao uso das tecnologias.


Por isso, se faz urgente que o professor compreenda essa nova mudança e incorpore nova visão de tempo e de espaço sobre a construção do conhecimento e a transmissão e circulação das informações, pois com o advento da cibercultura e da web 2.0, que nos permite interagir em tempo real, já temos possibilidade de trabalhar com produções coletivas, de interagir nos fóruns de discussões e do uso de diferentes meios de comunicação envolvidos no processo de produção de conhecimento sobre determinado assunto.


Dessa forma, concluímos dizendo que o essencial disso tudo não é apenas o avanço tecnológico, mas a construção de um novo estilo de pedagogia baseado na interatividade, ou seja, na participação, na cooperação, na multiplicidade de conexões e nas novas formas de pensar, escrever, ler e agir que incorpora a flexibilidade e a interatividade tanto do espaço da sala de aula como fora dela.


CreativeCommons
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Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/15016/formacao-de-professores-cibercultura-e-tecnologias-educacionais#ixzz3GJeUjolZ

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